Se você ainda não sabe o que é a decoração Wabi-Sabi, não sabe o que está perdendo! O Wabi-Sabi é muito mais que um estilo de decoração, é uma filosofia de vida que vai deixar seu dia-a-dia muito mais Zen e encherá sua casa de natureza e equilíbrio!
O Wabi-Sabi trata da sabedoria de aceitar a transitoriedade e a imperfeição da vida, aceitando as coisas como elas são. Seu mote central é encontrar a beleza no simples e no imperfeito, buscando sempre inspiração na natureza.
Prontos para entender mais sobre esse estilo e aprender como incorporar o Wabi-Sabi na sua decoração? Neste post vamos analisar os principais pontos que compõe o ambiente desse estilo de decoração, prontos?!
A chave é perceber que o ambiente não precisa seguir uma estética de total coerência e concordância, entendendo que para ser harmônico não é preciso que tudo esteja unido e coeso. O belo aqui é imperfeito, impermanente, incompleto. O valor real está nos elementos que possuem uma história e um significado especial para você, onde as marcas do tempo promovem uma sensação de paz e tranquilidade através da simplicidade.
O Wabi-Sabi segue em paralelo aos conceitos minimalistas, mas evitando a estética fria e impessoal e dando pioridade à criação de ambientes intimistas. O Wabi-Sabi faz um retorno ao básico, se propondo a manter no ambiente apenas os objetos que possuam utilidade para o seu dia-a-dia, que tenham um significado pessoal ou que possuam uma beleza única.
A escolha dos revestimentos e dos elementos e peças da decoração irão ter um forte impacto em ajudar a criar um ambiente mais leve visualmente. Revestimentos monolíticos são excelentes opções, pois ajudam a compor espaços sem a interferência visual dos rejuntes. Para peças como sofás e cadeiras, procure sempre opções mais naturais e com visual leve.
Apesar desse estilo flertar com a imperfeição, não se engane, a desordem e a bagunça não são bem-vindas. A casa Wabi-Sabi é um ambiente de relaxamento, devendo ser mantida organizada e livre de poluições visuais.
Os elementos feitos à mão tem um apreço especial no estilo Wabi-Sabi por serem infundidos de autenticidade. O artesanato sempre carrega um pedaço do DNA do artista, celebrando o toque humano e o caráter único de cada peça produzida.
Uma peça com falha representa uma história, um acontecimento no momento que foi produzida, e essa imperfeição vai sempre lembrar a história que esse elemento carrega. Abraçar a riqueza dessas peças ajuda a dar um tom de modéstia, criando um espaço mais relaxado e sereno. Elementos feitos por você mesmo também são bem-vindos, ajudando a criar uma conexão mais profunda do usuário com a sua casa.
Quando falamos de elementos artesanais, não se limite a pensar somente em objetos decorativos. Que tal trocar aquela banheira fabricada em acrílico por uma banheira feita artesanalmente em alvenaria e revestida com cimento queimado? Outra idéia para trocar elementos fabricados em massa por peças artesanais é optar por móveis e nichos de alvenaria, cheios de formas arredondadas e revestidos com opções com visual mais orgânico, como texturas, microcimento ou tintas naturais.
As formas aqui são fluidas e adaptáveis. A prioridade é reproduzir formatos orgânicos, que se tornam um com a natureza. O objetivo é criar uma atmosfera em que a decoração da área interna se funde com a paisagem ao redor, trazendo o ambiente externo para dentro de casa.
Pense em móveis com formatos orgânicos e assimétricos, piscinas com bordas irregulares e degraus ou paredes com quinas arredondadas. O senso de conforto, praticidade e utilidade para o usuário são essenciais na hora de escolher os elementos que irão compor os cômodos.
A busca incessante pela perfeição e a obsessão por acabamentos perfeitamente alinhados não tem vez aqui. As peças fabricadas em larga escala que seguem um rigoroso padrão de qualidade são consideradas artificiais e banais nesse estilo.
A imperfeição dos materiais é apreciada nesse estilo, pense na beleza dos acabamentos rústicos como argila, madeiras cruas e envelhecidas, pisos de cimento queimado com efeito rústico, pedras naturais, palhas e muitas fibras. Os materiais mais utilizados devem possuir uma conexão mais profunda com a Terra. Eles são preferencialmente derivados de processos artesanais, onde o efeito do tempo sobre esses materiais revelam texturas únicas e a cada ano o surgem manchas e novas nuances de cores que conferem um charme único às superfícies.
Uma ótima composição são os pisos em microcimento em tons de bege, que podem ser combinados a um mobiliário em madeira leve, tapetes de fibras e estofados em linho.
A paleta de cores é sóbria e busca um efeito de tranquilidade, usando sempre nuances neutras que você encontraria na natureza. Cores artificiais devem ser evitadas, a predominância é de tons quentes e terrosos, do branco e o cinza, com toques de verde ou preto.
Na hora de escolher as peças que irão compor o ambiente a simplicidade continua sendo fundamental. As peças de arte que ornamentam o estilo Wabi-Sabi são muitas vezes obras incompletas, impermanentes, estudos e idéias que estão sendo exploradas mas ainda não estão perfeitas e finalizadas.
Nos elementos decorativos, busque sempre que possível optar por elementos sem brilho e evite ao máximo efeitos metálicos, peças excessivas ou luxuosas não irão compor o tipo de atmosfera que buscamos nesse estilo.
Quando falamos de peças de decoração, quanto mais natural é melhor. Para criar uma sensação bem-estar e aconchego, dê preferências à tapetes de sisal e de lã, cestos de ráfia, móveis de vime e tecidos de linho. Quando o assunto é estampas, em caso de dúvidas as escolhas sem erro são sempre as peças lisas ou com padrões simples e orgânicos, além de peças pouco adornadas.
O conceito de upcycling também encaixa muito bem no estilo Wabi-Sabi, onde readaptar e reutilizar são as palavras da vez. Uma boa idéia é ressignificar e encontrar um novo uso funcional para algum objeto que tenha uma memória nostálgica para você.
Para compor o estilo Wabi-Sabi é preciso sempre pensar em iluminação do ambiente. Quanto mais luz natural puder ser aproveitada, melhor. Janelas amplas e cortinas de tecidos leves e cores claras ajudam a deixar a iluminação do dia em evidência.
Para os ambientes internos, dê preferência sempre à uma iluminação mais cálida e posicionada de forma indireta, de forma que a luz esteja difusa no ambiente e não centralizada em um único ponto focal.
Ao escolher as luminárias, evite peças muito sofisticadas. Ótimas opções para luminárias no estilo Wabi-Sabi são os pendentes feitos de bambu ou fibras, os abajures de cimento queimado e até mesmo luminárias de tecidos.
Muitas vezes a gente se apaixona totalmente por estilos e referências de decoração e dá vontade de mudar a casa inteira para ontem, certo? Mas também sabemos que infelizmente nem sempre isso é possível. Se você adorou as referências desse post, que tal ir fazendo uma transição na estética da sua casa aos poucos? Lembra que começamos esse post falando que o Wabi-Sabi é mais que um estilo de decoração, é um filosofia de vida? Pratique então a aceitação pela sua casa como ela está e vá aos poucos transformando ela no ambiente que você sonhou, passo-a-passo, valorizando cada etapa do caminho! Você pode começar olhando com mais carinho para peças de artesanato durante uma viagem que você está adorando, pois quando olhar para ela em casa sempre vai te remeter àquele momento e lugar especial. Em uma próxima etapa, que tal escolher seu cômodo preferido e mudar os revestimentos para escolhas mais naturais e uma com uma paleta de cores mais neutra? Aos poucos seu cantinho vai se transformando em um ambiente mais aconchegante e o resultado vai ser super valorizado por você!