Os profissionais que trabalham aplicado microcimento, cimento queimado e que são do ramo da construção civil, precisam estar sempre se reinventando, usando a criatividade para atrais mais projetos e clientes, e, com os efeitos da pandemia mundial de Coronavirus (Covid-19), esse momento de ser criativo e saber diferenciar seu trabalho ganha ainda mais importância.
Em tempos de isolamento social, muitos profissionais que trabalham com microcimento, cimento queimado ou realizando outros tipos de obras viram sua rotina e sua agenda de trabalhos sofrerem mudanças drásticas, com uma redução considerável no número de trabalhos e paralização de muitos projetos em andamento.
Com o objetivo de ajudar as pequenas empresas e profissionais autônomos que trabalham no dia-a-dia da obra com serviços de acabamento, a equipe Microreve separou aqui 5 dicas de ações que podem ajudar a criar oportunidades neste período e planejar os próximos passos para o futuro da sua empresa e da sua equipe de obras!
Vamos lá?!
Na hora de mostrar para um potencial cliente os seus trabalhos já realizados, é essencial mostrar organização e profissionalismo. Ter suas fotos de trabalho e resultados de o Brasil prontas organizadas e apresentadas de forma profissional faz toda a diferença na hora de fechar a venda.
O que é exatamente um portfolio? Muito simples! Nada mais é do que uma espécie de currículo, com a apresentação completa do seu trabalho, onde você vai descrever suas experiências, vai falar com quais produtos e serviços você trabalha e vai apresentar também as fotos de projetos que você já fez. Se você é aplicador de texturas e revestimentos em cimento queimado, por exemplo, e está visitando alguém que está interessado em fazer um piso de microcimento, abrir o portfólio impresso ou uma versão digital no seu celular e apresentar algumas amostras de paredes em cimento queimado, fotos de pisos prontos em microcimento e outros acabamentos realizados por você, pode causar um grande impacto no potencial cliente.
Qual o conteúdo que um portfolio deve ter? Aposte na simplicidade, use muitas imagens e faça textos simples. Esses são alguns itens básicos que o seu portfolio deve conter:
Como montar o seu portfolio? Tem vários sites online que oferecem gratuitamente ferramentas para ajudar a montar sua apresentação. Colocamos abaixo algumas ferramentas que funcionam muito bem!
Canva: A plataforma é intuitiva e possui recursos completos para que você dê um acabamento profissional sem a ajuda de ninguém.
https://www.canva.com/pt_br/criar/apresentacoes/
Flipsnack: Ferramenta online fácil de utilizar, que permite criar apresentações digitais em poucos minutos. Você pode utilizar o editor online para criar a sua apresentação digital a partir do zero.
https://www.flipsnack.com/bp/digital-presentation
Você não necessariamente precisa gastar imprimindo seu portfolio! Ter uma versão online que você possa mostrar no seu celular ou tablet já vai causar um impacto super positivo no seu cliente!
Exemplo de portfolio online feito com o Flipsnack:
Outro item importante na hora da sua reunião com o cliente é o seu mostruário. O mostruário é a cara do seu negócio onde a percepção que o cliente tem sobre os seus serviços e produtos está ligada à maneira como você os apresenta.
Por isso suas amostras devem causar uma ótima primeira impressão, com o objetivo de atrair e fidelizar seus clientes. Quanto mais cuidadosa essa apresentação for, melhor será a impressão que o público terá sobre o seu serviço e portanto mais propenso a fechar a compra com você. Algumas dicas sobre o seu mostruário:
Para os profissionais que trabalham com aplicação de texturas cimentícias, efeito cimento queimado e microcimento, durante o mês de Abril, a Microreve está disponibilizando gratuitamente kits de microcimento para confecção de amostras. Entre no link abaixo para solicitar o seu:
CLIQUE AQUI >> Microreve – Kits de Microcimento para Amostras Gratuitos
Fique por dentro do que há de mais novo no mercado. Durante esse período de quarentena, muitas empresas estão disponibilizando cursos online para você assistir gratuitamente ou com grandes descontos. Com diversos vídeos e tutoriais disponíveis na internet, é possível aprender sobre novos produtos que chegaram ao mercado recentemente e também soluções técnicas que acabaram de ser lançadas.
Existem vários cursos com conteúdos voltados para profissionais que queiram aprender mais sobre técnicas de pintura, instalação de revestimentos, técnicas de alvenaria, entre outros. Seguem alguns sites que encontramos que oferecem esses serviços:
Ginead: 18 cursos online gratuitos de construção civil
Cursos Online Educa: 22 cursos online gratuitos de construção civil
Canal do Ensino: 7 cursos online gratuitos de construção civil
Se você ainda não tem uma presença online, é hora de ampliar seus horizontes. Ter um site é de extrema importância para que a sua empresa ganhe mais visibilidade e conquiste mais clientes. Atualmente a pesquisa no Google é o método mais usados por pessoas que buscam soluções e prestadores de serviços que possam ajudá-los com seus problemas, portanto ter um site funcionando é uma ótima forma de ser encontrado pelos seus clientes, funcionando como uma espécie de vitrine online para o seu negócio, reunindo ali todas as informações importantes que possam atrair potenciais clientes.
Muitas pessoas optam por não criar um site por acreditar que é necessário gastar muito dinheiro para colocar o seu site online, quando na realidade existem diversas formas de criar um modelo de site gratuitamente e promoções muito atrativas para colocar seu site no ar! Gastando menos de R$ 20 por mês, é possível contratar os melhores serviços para manter um site profissional online. Seguem abaixo algumas plataformas online para criar sites e colocá-los no ar!
Crie seus próprios sites de alta qualidade. Seja para promover o seu negócio, mostrar seu trabalho, abrir a sua loja virtual ou criar um blog, você pode fazer tudo isso com o criador de sites Wix.
Com o Criador de Sites da Hostgator você cria um site incrível totalmente sozinho, mesmo sem conhecimento técnico. É só escolher um tema, substituir os textos, imagens e publicar.
Atualmente grande parte dos clientes usam as redes sociais (Facebook, Instagram, You Tube, Linkedin, etc) para buscar soluções em produtos e bons profissionais para suas obras.
É importante ter um perfil profissional separado do seu perfil pessoal nas redes sociais. Não basta criar os canais e deixá-los com a mesma informação por semanas, é preciso ter uma presença frequente, estar sempre postando fotos e informações novas e relevantes para seus clientes. Esteja aberto a responder às dúvidas, críticas, sugestões! Ah, e é muito importante ser sempre ágil e elegante nas respostas.
Para facilitar a programação dos conteúdos que você vai postar, existem diversos aplicativos que permitem você agendar seus posts nas redes sociais.
Agendando posts no Facebook: Você pode fazer os agendamentos dentro do próprio aplicativo. Segue abaixo o passo-a-passo.
https://www.facebook.com/help/389849807718635
Agendando posts no Instagram: Você pode fazer os agendamentos usando outros aplicativos gratuitos, como o Later.
Espero que tenham gostado do conteúdo! Até a próxima!